Sobre

Desde a descoberta do fenômeno da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) [1,2], as aplicações dessa fascinante técnica vêm se expandindo nas mais diferentes áreas, tais como: Química, Física, Medicina, Engenharias, entre outras. Dentro desse contexto multidisciplinar é que o Laboratório para Aplicações da RMN e Petrofísica (UFF-LAR) está inserido, buscando desenvolver soluções tecnológicas que empregam a RMN como ferramenta principal para diversos setores, principalmente o setor de petróleo.

O UFF-LAR foi fundado em 2008 a partir da aprovação de um projeto financiado pela Finep e Petrobras, intitulado “Determinação da Viscosidade In Situ de Óleos Pesados por RMN de Baixo Campo”. Desde então, as aplicações voltadas para a indústria de petróleo, em especial para petrofísica, vem ocupando um papel de destaque em nosso grupo. Segundo Peters (2012), por Petrofísica entende-se o estudo das propriedades das rochas reservatório e sua interação com seus fluídos saturantes (gases, hidrocarbonetos líquidos e soluções aquosas) [3].

Nosso laboratório, sediado no Instituto de Química da UFF no Campus do Valonguinho, dispõe de diversos analisadores por RMN de baixo campo e os principais equipamentos para caracterização petrofísica de rochas e fluidos. Além disso, contamos com um Microtomógrafo de raios-X Zeiss Versa XRM 510, financiado pela BG Brasil (atual Shell), instalado no Laboratório de Ensaios Especiais da Escola de Engenharia da UFF. Além disso, contamos com o acesso aos espectrômetros de RMN de alta resolução de 300 e 500 MHz pertencentes ao Laboratório de RMN Multiusuários da UFF (LaReMN-UFF).

Sejam bem vindos para navegar pelo nosso site e conhecer um pouco de nossas atividades.

Saudações Magnéticas,

Equipe UFF-LAR.

 

1 – Purcell, E.M., Torrey, H.C., Pound, R.V., 1946. Phys. Rev., 69, 37.
2 – Bloch, F., Hansen, W.W., Packard, M. 1946. Phys. Rev., 69, 127.
3 – Peters, E.J., 2012. Advanced Petrophysics. Live Oak, Austin.