Caracterização de parâmetros elétricos

A aferição da resposta de perfis elétricos [1], empregados na avaliação de formações, depende do conhecimento de alguns parâmetros que podem ser determinados laboratorialmente, que são: o expoente ou coeficiente de cimentação (m), o fator de tortuosidade ou coeficiente litológico (a) e o expoente de saturação (n). Esse ensaio também é realizado empregando a célula Multicore (Phoenix Instruments) e pode ser conduzido simultaneamente ao ensaio de pressão capilar.

Figura 1 - Célula multipropósito Multicore (Phoenix Instruments) em uso na medição de parâmetros elétricos, empregando a ponte RLC 510 (Icel).

Figura 1 – Célula multipropósito Multicore (Phoenix Instruments) em uso na medição de parâmetros elétricos, empregando a ponte RLC 510 (Icel).

coeficientes a e m – através da medição das resistividades da amostra de rocha completamente saturada (Ro) e da solução salina saturante (Rw), calcula-se o fator de formação (F), definido como F=Ro/Rw. Segundo a primeira lei de Archie, F=a/phi^m, o coeficiente angular e intercepto do ajuste linear entre a porosidade (phi) e o fator de formação fornecem, respectivamente, os parâmetros m e a.

expoente n – a medição da resistividade da amostra de rocha completamente saturada (Sw=100%) e na saturação irredutível (Swi), fornece o índice de saturação (I), definido como I=Rt/Ro. De acordo com a segunda lei de Archie, I=1/Swi^n, o coeficiente angular do ajuste linear entre a saturação irredutível e o índice de saturação fornece o parâmetro n.

1 – Archie, G.E., 1942. Transactions of the AIME, 146.